Entrevista a José Aranguren, Diretor comercial da Amiad na Península Ibérica
“Junho abre uma janela de oportunidades na recirculação e reutilização de águas residuais”
“Amiad e IWT, empresas diferenciadoras em tecnologia de filtração e tratamento de água”
A Amiad e a IWT, em parceria, possuem um amplo portfólio de soluções de filtração para o Ciclo Urbano da Água. Em que campos são mais aplicados e onde esperam crescer?
Os campos de aplicação mais frequentes são as torres de arrefecimento e a proteção de equipamentos, tratamento e desinfeção, como ultrafiltração, microfiltração ou desinfeção ultravioleta. O crescimento resultará de uma maior utilização de equipamentos de tratamento relacionados com a água a todos os níveis, uma vez que se trata de um bem cada vez mais escasso e que deve ser utilizado com maior rigor, quer na gestão da sua quantidade, quer na sua qualidade. A nova normativa relativa à legionella para se adaptar a UNE 100030 abre novas oportunidades em equipamentos de tratamento de água relacionados com os equipamentos fabricados e fornecidos pela IWT e Amiad; e especialmente o Regulamento Europeu 2020/741, que é aplicável a partir de junho, abre uma janela de oportunidades na recirculação e reutilização de águas residuais para uso agrícola e outros fins.
José, na sua opinião, quais são os principais elementos diferenciadores das soluções da Amiad relativamente aos concorrentes, na área da filtração e tratamento de água?
A Amiad tem vários pontos fortes. A principal delas é que fabrica equipamentos com diversas tecnologias de filtração. Este fator diferenciador faz com que tenhamos sempre uma solução para as necessidades de filtração do cliente. Outra importante vantagem é a qualidade dos seus produtos, que são submetidos a rígidos controles de qualidade e que, graças ao seu bom desempenho, consomem menos energia e rejeitam menos água em comparação com as tecnologias e equipamentos fabricados pelos nossos concorrentes, o que a torna uma solução a longo prazo muito mais interessante, devido ao menor custo de manutenção. Isso deve-se ao desenvolvimento dos equipamentos e tecnologias de filtração realizado pelo departamento de P&D composto por mais de 25 engenheiros em diferentes disciplinas com um trabalho muito ativo, no desenvolvimento e melhoria constantes, em novos equipamentos e tecnologias. Exemplo desse desenvolvimento é o novo equipamento de filtração a disco modelo “Nova”, que se caracteriza por uma versatilidade inigualável em todos os sentidos. Possui perda de pressão de até menos 80% em relação aos equipamentos anteriores e com capacidade de aumentar o desempenho da filtração até 3 vezes mais com uma simples troca do elemento filtrante, sem trocar nenhum elemento adicional no equipamento. A Amiad é uma empresa em fase de crescimento, graças ao desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, à ampla variedade de aplicações de uso de seus equipamentos, à aquisição de novas empresas que agregam cada vez mais valor ao portfólio de produtos e à expansão geográfica com maior estrutura focada principalmente na Europa. Nesta expansão, o papel da IWT tem sido fundamental para consolidar o mercado em Portugal. Os novos desafios que farão da Amiad e da IWT empresas diferenciadoras em tecnologia de filtração e tratamento de água estarão relacionados com a promoção e integração de novos equipamentos e tecnologias que serão lançadas no mercado nos próximos meses e anos e com soluções completas cada vez mais procuradas pelos clientes.